Em 2017, quando as mulheres ganharam novamente as ruas para marchar em defesa de seus direitos e em protesto às polêmicas posições do recém-eleito presidente Donald Trump, a relevância cultural de Betty Boop reacendeu e ganhou as mídias sociais, desde o protagonismo de uma campanha da revista Wonan's Day no combate a doenças do coração -- causa número um de mortes de mulheres -- até a associação simultânea de sua imagem a marcas de impacto como Zac Posen, M.A.C. e Pantone Color Institute
Ela é inteligente, atrevida e doce. No licenciamento, agrega valores como nostalgia, glamour e empoderamento feminino.
​
Criada na década de 1930 por Max Fleischer e Grim Natwick, Betty Boop foi um dos primeiros desenhos animados populares a retratar a mulher independente.
​
O empoderamento das mulheres, bandeira levantada pela ONU nesta década, é um tema cada vez mais relevante para a sociedade. E Betty Boop vem ganhando destaque e liderança na conexão com o público feminino, estrelando campanhas de conscientização e lançamentos de produtos de moda destinados a mulheres autoconfiantes, autênticas e que sabem defender a sua participação social.
No dia 14 de fevereiro (Valentine's Day), enquanto o estilista Zac Posen lançava a sua coleção de vestidos inspirados na personagem, a M.A.C. anunciava o seu novo batom brilhante, inundando a internet com videos e campanhas para receber de suas consumidoras cenas de ousadia, vibração, glamour e do espírito independente de Betty Boop. Ambas as marcas desenolveram seus produtos inspirados na cor vermelha, um dos símbolos mais poderosos da beleza feminina e que ganhou uma nova tonalidade chamada BETTY BOOP RED™, desenvolvida especialmente pela Pantone.
Os produtos licenciados são voltados para mulheres criativas, estilosas e independentes. Celebridades mundiais se identificam com a personagem.
Da esq. para a dir.:
Bella Hadid, Kourtney Kardashian e Demi Lovato
No licenciamento, Betty Boop protagoniza novas e sofisticadas colaborações de moda em todo o mundo, com grifes como Moschino, Jean-Paul Gaultier, FILA, Lancôme, H&M, Harley-Davidson, Iceberg, Adidas, Torrid e Uniqlo. #BoopLove!
As primeiras tiras cômicas de Betty Boopy foram distribuídas de 1934 até 1937. Em 2016, a editora Dynamite lançou, na ComicCon de Nova York, a primeira edição de uma nova série de quadrinhos de Betty Boop, composta por 4 volumes. Com aventuras inéditas em 32 páginas coloridas, cada volume possui quatro capas diferentes colecionáveis.
Pontos relevantes:
-
Personagem clássica, criada em 1930
-
Participação em mais de 100 animações
-
Figura que representa uma mulher criativa, estilosa e independente
-
Inspirou coleções de grande marcas, dando nome a cores exclusivas dos batons M.A.C e tonalidades da paleta de Pantone
-
Colaborações de moda com Lazy Oaf, Zac Posen, Jean-Paul Gaultier, FILA, Lancôme, H&M, Iceberg e UNIQLO
-
Considerada pela mídia especializada como uma das mais icônicas personagens de animação da história
-
Conta com mais de 1,5M de seguidores em suas redes sociais
-
Clássica mas atual, presente no metaverso com uma coleção exclusiva de NFTs
Matérias relacionadas:
Parabéns, Betty, pelos seus eternamente fabulosos 90 anos!
​
Nike e Nordstrom fazem festa para os 90 anos de Betty Boop​
​
Loungerie escolhe a personagem perfeita para nova coleção: Betty Boop
​
Forum lança coleção de perfume e esmaltes Betty Boop
​
Betty Boop comanda episódio de Project Runway All Stars
​
Moschino lança coleção com Pudgy, o cachorro de estimação de Betty Boop​
​
Betty Boop inspira coleção Lazy Oaf
​
Betty Boop é estrela da coleção Moschino 2018
​
"Elle" endossa o estilo de Betty Boop com makeover na edição impressa