O dia 17 de janeiro, aniversário do Popeye, foi celebrado ao redor do mundo. Não era para menos. O marujo completou 90 anos desde a sua primeira aparição nas histórias em quadrinhos de E. C. Segar.
No Brasil, a festa foi no último sábado (19) no Museu da Imagem e do Som (MIS), que, com o apoio da Vertical Licensing, preparou uma programação intensa e interativa em celebração ao aniversário, juntamente com o lançamento do catálogo oficial da exposição "Quadrinhos".
O "Dia do Popeye" no MIS teve início logo pela manhã no "Estúdio Ao Vivo", onde os quadrinistas brasileiros Pedro Cobiaco, Camilo Solano e Cristina Eiko se revezaram na pena para recriar desenhos do universo do personagem criado em 1929. Veja abaixo algumas das obras criadas ao vivo no estúdio do MIS:
Popeye circulou livremente pelo MIS, interagindo e fazendo fotos com fãs de todas as idades.
Simultaneamente, a Tilibra ofereceu Oficinas de Desenho Autoral, com o designer Ed Ilustrador, que também passeou pelo universo do personagem.
A programação contou ainda com bate-papo sobre o mundo das histórias em quadrinhos no Auditório do MIS, com o curador da mostra Ivan Freitas, Marcelo Jackow (diretor de cenografia da exposição) e Daniel Lopes (apresentador do Pipoca e Nanquim) e com sessão de autógrafos do celebrado quadrinista Ivan Reis, durante o lançamento do catálogo oficial da exposição “Quadrinhos” que traz textos sobre as diferentes áreas da exposição, além de reproduções de itens que estão expostos, como artes originais e revistas raras.